terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia dos Namorados.

O Dia dos Namorados no hemisfério norte é comemorado em 14 de fevereiro e chama-se Valentines Day, o que seria o Dia de São Valentim.
A história da data tem muitos mistérios segundo o texto do History Chanel que pode ser lido neste link:
http://www.history.com/topics/valentines-day
A igreja Católica reconhece 3 Santos como Valentim, Valentine ou Valentinus.
“Uma lenda afirma que Valentim era um sacerdote que serviu durante o terceiro século em Roma. Quando o imperador Claudius II decidiu que os homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, ele proibiu o casamento para homens jovens – seus soldados em potencial. Valentine, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Claudius e continuou a realizar casamentos de jovens amantes em segredo. Quando as ações de Valentine foram descobertas, Claudius ordenou que ele fosse condenado à morte.
Outras histórias sugerem que Valentine pode ter sido morto por tentar ajudar os Cristãos a escaparem das prisões romanas onde eram freqüentemente espancados e torturados.
Segundo uma lenda, Valentine na verdade enviou o primeiro “valentine” saudação a si mesmo. Enquanto estava na prisão, acredita-se que Valentim se apaixonou por uma jovem – que pode ter sido a filha do seu carcereiro – que o visitou durante seu confinamento. Antes de sua morte, é alegado que ele escreveu uma carta para ela, que assinou “From your Valentine”, expressão que ainda está em uso hoje. Embora a verdade por trás das lendas de Valentine é obscura, as histórias certamente enfatizam seu apelo como uma figura simpática, heróica, e, principalmente, romântico. Não é nenhuma surpresa que na Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e França.”
(…)
“Enquanto alguns acreditam que o Dia dos Namorados é comemorado em meados de fevereiro, para comemorar o aniversário da morte de Valentim ou enterro – o que provavelmente ocorreu por volta de 270 dC – afirmam outros que a Igreja deve ter decidido celebrar o Dia dos Namorados festa no meio do mês de Fevereiro um esforço para “cristianizar” as celebrações da festa pagã Lupercalia. Na Roma antiga, fevereiro era oficialmente o início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. As casas eram ritualmente limpos varrendo-os e, em seguida, sal e um tipo de trigo pelos seus interiores. Lupercalia, que começou no idos de fevereiro, 15 de fevereiro, foi um festival de fertilidade, dedicado a Fauno, o deus romano da agricultura, bem como para os romanos fundadores Rômulo e Remo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário