segunda-feira, 11 de julho de 2011

Quartzo submetido a radiação gama

Um defeito benéfico, que traz colorações seduzentes e torna mais valiosas pedras brutas que têm como destino o mercado joalheiro. Da mina de onde foi extraída até a vitrine onde vai atrair olhares, o caminho é longo. E a tecnologia de irradiação contribui com esse processo de beneficiamento.
Durante a irradiação, é gerado um defeito na estrutura cristalina do mineral (ou seja, na maneira como os átomos estão arranjados). O centro de cor passa a absorver determinados comprimentos de onda da luz visível, produzindo assim uma coloração no mineral. Os melhores resultados, utilizando fontes de radiação gama, foram encontrados com amostras de quartzo de qualidade gemológica, por terem apresentado boa qualidade, alta estabilidade e ampla variedade de cores após o tratamento. São elas um verde amarelado, chamado de green-gold; cor de mel (honey); cinza (fumê); laranja amarronzado (conhaque); preto (morion) e verde.
O quartzo, mineral abundante em praticamente todo o território nacional, apresenta baixo valor comercial em seu estado bruto. Quando submetido à irradiação, atinge valor agregado médio em torno de 300%. Estima-se que 70% da produção mundial de pedras preciosas tenha passado por tratamentos de beneficiamento.
Fonte: IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleare

Nenhum comentário:

Postar um comentário